de onde veio a moça

Tirei o (codi)nome “moça deitada na grama” de uma crônica do Drummond, para quem não sabe. É a crônica de que mais gosto do nosso delicioso mineiro acariocado. Segue um trecho, para deixar um gostinho de quero mais... Quem quiser ler, na íntegra, essa e outras crônicas ótimas, procure o livro “Moça deitada na grama”, editado pela Record (1987) e com capa do (chiquerésimo) Niemeyer.


moça deitada na grama
Carlos Drummond de Andrade

     A moça estava deitada na grama.
     Eu vi e achei lindo. Fiquei repetindo para meu deleite pessoal: “Moça deitada na grama. Moça deitada na grama. Deitada na grama. Na grama.” Pois o espetáculo me embevecia. Não é que qualquer coisa me embevece, a esta altura da vida. A moça, o estar deitada na grama, àquela hora da tarde, enquanto os carros passavam e cada ocupante ia ao seu compromisso, à sua alegria ou à sua amargura, a moça e sua posição me embeveciam.
     Não tinha nada de exibicionista, era a própria descontração, o encontro do corpo com a tranqüilidade, fruída em estado de pureza. Quem quisesse reparar, reparasse; não estava ligando nem desafiando costumes nem nada. Simplesmente deitada na grama, olhos cerrados, mãos na testa, vestido azul, sapatos brancos, pulseira, dois anéis, elegante, composta. De pernas, mostrava o normal. Não era imagem erótica. (...)
     Resolvi parar um pouco, encantado. Queria ver ainda por algum tempo a escultura da moça, plantada no parque como estátua de Henry Moore, uma estátua sem obrigação de ser imóvel. E que arfava docemente. (...)
     Eis que se aproxima um guarda, inclina-se, toca no ombro da moça. Ela abre os olhos, sorri bem disposta:
      - Quer deitar também? Aproveita a tarde, tão gostosa.
     Ele se mostra embaraçado, fala aos pedaços:
      - Não moça... me desculpe. É o seguinte. A senhora... quer fazer o favor de levantar?
      - Levantar por quê? Está tão bom aqui.
(...)

3 comentários:

Anônimo disse...

Levantar para quê?

Anônimo disse...

Cadê o resto do texto?? KK, Me desculpe se você me achar grossa, mas é que esse é o melhor site que eu achei e eu precisava do resto do texto, o texto inteiro, a minha professora me passou para leitura o texto fez perguntas e eu estava tirando as minhas dúvidas no texto do site para as perguntas mas eu gostaria dele inteiro mesmo assim, obrigada pelo resumo... Atenciosamente, Eu

Deborah O'Lins de Barros disse...

Boa tarde "Eu",
Obrigada pela visita e pelo elogio ao meu blog, fico contente que tenha se interessado. Sobre o Drummond, não é um resumo, mas sim um trecho. Não entendi o que você quis dizer com tirar dúvidas do texto aqui no blog. Por curiosidade, quais dúvidas você tirou aqui? :-) A sua professora indicou o texto para para leitura e você não o encontrou, é isso? Bem, eu gosto de pagar direitos autorais, pagar pelo livro (e pelo cd, dvd...) e por isso não postei o texto inteiro. Numa rápida busca no google encontrei um link que oferece o texto na íntegra. Bem, espero que você se encante com nosso querido Drummond, e que ele te ajude e te inspire a viver com arte. Se quiser conversar sobre literatura, estamos aí :-)

o link: http://thirdbvespa.wordpress.com/2011/08/21/moca-deitada-na-grama/