quarta-feira, 21 de abril de 2010

inconfidência mineira: a conjuração traída

Hoje o "vai para o inferno quem" está histórico.
.
vai para o inferno quem...
...acredita que Tiradentes é um herói nacional.
Quiçá um mártir. De fato, um bode expiatório.
.
21 de abril
.
Pra começar, Tiradentes não era nem dentista: era um alferes, que segundo o meu dicionário Luft quer dizer: "antigo posto militar, correspondente hoje ao segundo-tenente". Não há muitas fontes além do inquérito policial da época, mas sabemos da existência de três círculos conspiradores: os ideólogos, composto de intelectuais; os financistas, homens de recursos; e os ativistas, grupo de Tiradentes, que faziam os contatos e negociações. Ou seja, Joaquim José da Silva Xavier era um dos "pobres", dentre os participantes da Inconfidência Mineira.
.
O segundo grupo era que ia lucrar mais se tudo tivesse dado certo. E dalí que saiu um dos integrantes que denunciou a conjuração (daí "inconfidência"). Segue um trecho interessante do livro Formação do Brasil Colonial, de A. Wehling e Maria José C.M. Wehling:
.
"(...) As principais acusações acabaram por convergir para Tiradentes, simples alferes, em meio a articulações que envolviam magistrados, sacerdotes e proprietários rurais. (...) Foram exaradas duas centenças. Na primeira, nada menos que onze réus foram condenados à morte, restando aos demais o degredo permanente ou temporário na África, conforme o grau de sua participação na conjura. Pela segunda e definitiva sentença, todas as penas foram diminuídas, à exceção da de Tiradentes. A execução por enforcamento ocorreu no Rio de Janeiro em 21 de abril de 1792. Seu corpo, esquartejado, foi exposto em vários locais onde pregara a sublevação."
.
E agora? Quem é o herói da história? Tem herói? Quer saber o que eu realmente penso de tudo isso?
.
Soneto às avessas ou Salve o Abaporu
.
Cabral foi um impostor,
Tiradentes um otário
E D. Pedro I, usurpador.
.
Viva a Antropofagia!
Comamos a cultura externa
E façamos nossa poesia.
.
Mas respeitemos nosso país
Unido pela sorte;
Independência ou morte,
Quase morremos, por um triz.
.
Viva a Antropofagia!
Viva a nossa cultura!
Tão miscelânea e tão pura,
E repleta de magia.
.
Deborah O'Lins de Barros
.

Nenhum comentário: