sexta-feira, 11 de junho de 2010

sobre a modernidade [2]

a modernidade na literatura

A literatura hoje tem um conceito que beira a incógnita. A teoria nos apresenta os recursos que sempre foram utilizados, há um frequente revisitar de temas. Mas uma coisa muito divertida na contemporaneidade é o romance pseudo-histórico, que preenche as lacunas de uma quase biografia com... ficção. Eu uso isso*¹, Jô Soares usa isso*², o autor do livro que estou lendo*³ usa isso.

A poesia é mais livre. Brincar com os estilos literários é algo que hoje não é mais passível de preconceito. Há modas, claro, e o novo é sempre bem-vindo. Mas o que é o novo? Na minha opinião a literatura estupidamente nova ainda não foi inventada. Essa geração de blogs ainda engatinha. Mas um dia chegamos lá. Isso, claro, quando soubermos onde é .

...e já que eu falei de blogs, o próximo tema será "a modernidade e o novo conceito de perto-longe"
.
Deborah O'Lins de Barros
11/06/2010
.
*¹ no meu roteiro sobre o poeta Álvares de Azevedo, "Sturm un Drang - o romantismo é feito de quases"
*² no livro "O homem que matou Getúlio Vargas"
*³ Matthew Pearl, "A sombra de Allan Poe"

Nenhum comentário: